todos os direitos de desenvolvimento do blog reservados a Entertainment Music Group. Tecnologia do Blogger.

Alcachofra ajuda na perda de peso e é rica em nutrientes

>> quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A alcachofra é um dos alimentos mais indicados pelos nutricionistas para quem deseja perder peso por causa dos seus benefícios. Esse alimento ter um baixo valor calórico e ajuda no processo da digestão. É um alimento rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês e fibras.


O alimento é rico em uma substância chamada cinarina, componente encontrado nas folhas verdes e sementes da alcachofra que confere sabor característico e que estimula tanto a produção de sais biliares pelo fígado como a secreção do mesmo pela vesícula, melhorando o processo digestivo, absorção de algumas vitaminas, melhora a função hepática. Além disso, age como fator protetor contra o desenvolvimento de dislipidemia (colesterol alto) e hipertrigliciridemia. 
Mas, para que alcachofra seja uma aliada da perda de peso é importante consumir da maneira correta e na quantidade certa. Além disso, ela possui uma variedade de antioxidantes, que são substâncias que agem contra a ação de radicais livres (substâncias circulantes em nosso organismo que aceleram a morte celular, levando ao envelhecimento precoce e aumentam a chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, câncer, entre outras), prevenindo o desenvolvimento destas doenças crônicas, degenerativas ou ligadas aos processos do envelhecimento. 
Os principais antioxidantes presentes na planta são os carotenoides luteína, zeaxantina, betacaroteno que podem até desenvolver ações preventivas ao câncer de mama ou diminuir as chances de doenças oculares como catarata e degeneração macular. A vitamina C é outro antioxidante presente e ela está diretamente ligada à formação de colágeno, manutenção e integridade das paredes capilares e formação dos glóbulos vermelhos do sangue. Ela também atua no metabolismo de alguns aminoácidos e vitaminas do complexo B e auxilia na facilitação da absorção do ferro, na formação dos dentes e ossos e favorecimento da cicatrização de queimaduras. 
A vitamina C age na primeira linha de defesa contra radicais livres, promovendo resistência a infecções através da atividade imunológica de algumas células de defesa e do processo de reação inflamatória. 
As antocianinas são encontradas nas alcachofras de cor arroxeada e são anticancerígenos. A planta ainda é rica em inulina, substâncias prebiótica que ajuda no desenvolvimento de bactérias para o intestino que favorecem o seu funcionamento. 
A alcachofra é rica em fibras alimentares. Elas auxiliam na manutenção de uma flora bacteriana intestinal saudável, melhorando o ritmo intestinal, contribuindo para o controle do colesterol e de glicose no sangue (prevenção e controle de diabetes) e diminuem o risco de certos tipos de câncer, como o de colón. Mas é muito importante salientar que a flora bacteriana intestinal está diretamente ligada ao sistema imunológico. Isto significa dizer que intestino saudável, sistema imunológico reforçado. 
As vitaminas do complexo B presentes na alcachofra agem como fatores de formação de glóbulos vermelhos e são relevantes para a produção do material genético prevenindo má formação fetal. Já a vitamina K auxilia no processo de coagulação de sangue. 
A alcachofra também oferece minerais como potássio para regular a pressão do pH sanguíneo ajudando nos processos digestivos, o manganês que possui uma função de antioxidante e colabora para os processos metabólicos e o fósforo para ajudar na regeneração de tecido e assegurar a saúde dos ossos e dentes. Todos os minerais ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. A alcachofra pode ser consumida com a salada ou em versão de chá.  
Além do baixo valor calórico (cerca de 50kcal por 100g), as fibras podem auxiliar no processo de emagrecimento, pois aumentam a sensação de saciedade. Porém, não basta tomar chá ou consumir alcachofra, é importante aliar um estilo saudável baseado no exercício físico e também seguir com uma alimentação saudávelpara que ocorra a perda de peso saudável. 

0 comentários:




Aviso

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."

Direitos de Imagens

As imagens ou fotos que estão no blog são fornecidas por Academia Lucinéa arte e dança.
Todos os direitos de imagem de alunos são reservados por Lucinéa Cândido.











Academia Lucinéa - Centro de Atividades Física Av. Tiradentes nº2.159 Bairro Alto Matão-SP Fone: (16) 3382-1867 E-mail: lucinea.arteedanca@hotmail.com

  © Blogger templates Palm by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP